sexta-feira, 23 de julho de 2010

Clementines, lavanda o almendras? Cual es el tuyo?


Quem disse que você precisa ir até o norte da Itália para sentir o perfume das clementines, ou ao sul da França para deixar que o aroma da lavanda inunde o ambiente? Em Buenos Aires, num rinconcito bem escondido, você pode encontrar todos esses cheiros, e muito mais, na forma de chá!

Há quem ache o inverno triste e entediante. Talvez muito cinza. Realmente há dias mais complicados, mas não há melhor ocasião em que um chá possa lhe fazer um acalento. Sempre gostei deles, desde a minha meninice. Talvez pelo prazer de recordar o hábito da minha querida vozinha de fazê-lo, com folhas frescas de hortelã, ou da minha mãe, de tomá-lo de noite, de capim limão, recém colhido do jardim do fundo de casa.

O chá me inspira sabedoria. É uma bebida que convida a sentar-se, ouvir uma música e apenas meditar. Sempre se aprende mais um pouquinho quando a mente descansa, desacelera.Mesmo tendo morado numa cidade tão quente como morava, sempre achava uma desculpa para esse ritual. Não é a toa que tenho uma coleção de canecas.

Agora, o afeto foi correspondido e ele me trouxe para mais perto dele. A cada esquina dessa cidade um novo sabor se oferece e fica difícil resistir, ainda mais pelas formosas “teteras” onde costumam serví-lo. Hoje achei seu oásis! Chama-se tealosophy e tem dois endereços em BsAs, além do de Barcelona. A responsável por essa maravilha é uma apaixonada por té: Inês Berton, que se define como uma buscadora de chás! Posso garantir que ela os encontrou e, oxalá continue procurando mais novas sensações como essas que ela já proporciona!

Latas e latas de aromas. Ceylon, cassis e blueberries; peras e ramas de canela; pêssegos e damascos; chocolate e menta; clementines (a mexerica do norte da Itália) e flores...Esses são apenas alguns dos mais de cinqüenta tipos de chás que essa moça desenvolveu. No Brasil, a chef Carla Pernambuco encantou-se e encomendou um blend exclusivo para o seus restaurantes. Pra quem gosta de chá como eu, acho imperdível. Separe uns trocados pra quando vier por aqui e leve umas latinhas. Não é baratinho, mas compensa.

“Té. Tea. Thé. Cha. Chai. Cualquiera sea su nombre o la hora, algo tan simple como unas hebras de té, un poco de agua, sensibilidad y paciencia son capaces de refrescar los sentidos, serenar el espíritu y crear un momento” É verdade, Ines! Me has regalado un buen momento hoy!


www.tealosophy.com
Gorriti, 4867, dentro da galeria. (eu prefiro nesse endereço) BsAs – Argentina.
Alvear, 1883, Galeria Promenade, BsAs - Argentina
Calle Bonavista (esq. Paseo de Gracia), 3, Barcelona – España.

Para acompanhar o chá, um bom sofá e Pink Martini, nos dois discos: Sympathique e Splendor in the Grass. Listo!

Um comentário:

  1. Ah! Os chás. Nem sei dizer por quantas madrugadas eles foram minha companhia. Não vejo a hora de prospectar o lugar e sentir esses aromas. Bjs

    ResponderExcluir